ToyboxDX Japanese Toys

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Gatchaman: A força dos G's

                                      Gatchaman Ken - Ansonii 1974 Wind Up Toy

     Kagaku Ninjatai Gatchaman (Science Ninja Squad Gatchaman) foi outra das grandes séries da Fuji Tv realizada pela Tatsunoko Productions,  criada por Tatsuo Yoshida, e que passou entre Outubro de 1972 e Setembro de 1974 em 105 episódios divididos por 2 épocas. A importãncia da família nuclear, especialmente as relações entre pais e filhos, foram um tema muito popular e transversal nas séries da Tatsunoko. Nesta série com a excepção de Ryu, todos os outros membros da Kangaku Ninjatai/G-Force (Ken Washio, Joe Asakura, Jun e Jinpei), são órfãos que perderam os pais através da guerra e violência. É desta perda que nasce a união deste grupo sob a protecção da figura paternal do Professor Nambu.

A história tranporta-nos para o século XXI, em que a Terra era ameaçada por uma organização terrorista Gallactor, com um avançado poder tecnológico, e com as suas naves e robots tenta apoderar-se do planeta.Para lhes fazer frente, é criada no Globo a International Science Organization (ISO), que têm como chefe o cientista Professor Kozaburou Nambu. O Professor Nambu usa todos os recursos da ISO para combater as forças de Gallactor, mas a sua principal “arma” é o seu projecto secreto, 5 jovens que formam o Kagaku Ninjatai (Science Ninja Squad), apoiados por veículos do mais avançado que o planeta já viu e uma “nave mãe” Phoenix.

 Foi a primeira série a introduzir o conceito de “equipa” e que serviu de precedente a muitas séries de Sci-Fi Anime como Super Sentai/Power Rangers, que nesta estreia integra 5 elementos com 5 cores diferentes (encarnado, azul, rosa, amarelo e verde), e em que só a cooperação de todos os membros permitia o uso das suas armas secretas.

O sucesso desta série foi de tal ordem que teve em 1978 a  sua continuação com Gatchaman II (sem a magia dos grandes mechas como King Dragon, mas com vilões de grande calibre como Berg Katse e Sosai X), e em 1979 Gatchaman Fighter, para alêm de remakes, uma série OVA e inclusivamente integrar uma campanha publicitária da banda pop nipónica SMAP. Recentemente, na comemoração do seu 40º aniversário, a Tatsunoko usou a silhueta de Gatchaman como imagem de marca.

 Nos E.U.A., a Kingaku Ninjatai/Gatchaman foi a primeira série de animação Japonesa em quase uma década a passar na televisão traduzida e falada em Inglês,  Battle of the Planets e as aventuras da G-Force em 1978 (adaptação realizada pela Sandy Frank Entertainment), e alguns dos episódios de Gatchaman II e Gatchaman Fighter integraram em 1996 a “Saban’s Eagle Riders” da Saban Entertainment (que comprou tambêm os direitos de Power Rangers e Dragon Ball Z) e que actualmente faz parte do Império Disney.

 Foram várias as licenças concedidas para o fabrico de figuras e brinquedos, destacaram-se pela qualidade a Popy, Bullmark, Morinaga Banso, Ansonii, Nakajima e Medicom.
Nakajima, vinyl 1972



Sem comentários:

Enviar um comentário