ToyboxDX Japanese Toys

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Yattaman: Time Bokan forever

                                              Yatter Wan - Unifive 1999
   
    Yattaman (Yatterman) faz parte das 8 séries televisivas Time Bokan, produzidas inicialmente pela Tatsunoko Productions entre 1975 e 1983, e que foi a produtora de outras séries igualmente fantásticas (Gatchaman/Battle of the Planets, Tekkaman/the Space Knight, Hurricane Polymar, Casshern/Casshan Robot Hunter).
    Yatterman de 1977 foi a segunda e mais popular série Time Bokan, e á semelhança de toda a série centra as suas histórias nas viagens espaço temporais.

    Conta-nos a história de um misterioso artefacto (Dokurosuton/Skull Stone) que está desaparecido algures no planeta e diz-se que têm o poder de revelar o local onde se encontra o maior depósito de ouro do mundo. É este o objectivo de um grupo de vilões (Dorombo Gang) que inicia uma procura obcessiva desta gema, tornando-se no entanto mais dificil do que era previsto, não só pela falta de informações sobre a sua localização dadas pelo seu inigmático chefe Dokurobei, mas principalmente porque têm pela frente um duo de protectores chamados Yatterman.

     Quem são estes heróis afinal... Gan-Chan ou Yatterman-1, um rapaz de 13 anos génio em mecânica e que constrói um carro robô de salvamento gigante com a forma de cão (Yatta wan), Ai-Chan ou Yatterman-2 namorada de Gan, ajuda preciosa na construção e modificação das máquinas de Gan, e Omotchama um pequeno robô que serve de mascote na loja de brinquedos do pai de Gan, e que participa em muitas destas aventuras.

    O ponto alto destes episódios envolvia sempre a eterna luta entre heróis e vilões, é claro que os vilões perdiam sempre após terriveis batalhas com variadas máquinas de guerra e robôs. Como as restantes séries Time Bokan, Zendaman e Ippatsuman por exemplo, foram muitas vezes citados como semelhantes a Wacky Races (1968), mas com mechas, robôs e aventuras mais elaboradas. Para termos uma ideia do sucesso de Time Bokan Series que passou na Fuji Tv, basta dizer que o share de audiências era em média de 28%, enquanto por exemplo o share médio da animação que passa em Portugal é de 5,8%.

     Outro factor de sucesso foi o mercado de brinquedos associado a estas séries, onde por exemplo mechas como Mekabuton, Yatter Yan e Yatter Pelican foram verdadeiros campeões de vendas, e não só ajudaram a colocar empresas como a Takatoku, Popy e Eidai Grip no topo de vendas, como o seu sucesso produziu como efeito ser introduzido uma nova máquina ou robô em cada episódio.

    Em Janeiro de 2008 Yatterman teve um remake com a ajuda da Yomiuri TV, http://www.ytv.co.jp/yatterman/index.html, em que a principal diferença para alêm de novos episódios é o excelente grafismo devido ás novas técnicas de animação e desenho digital, mantendo no entanto fielmente o traço de cada personagem.

     A primeira licença de brinquedos relacionados com estas séries foi da extinta Takatoku, mas a Unifive uma subsidiária da Bandai lançou este Yatter Wan e mais alguns mechas em 1999/2000 como antevisão do relançamento da série, o que veio a acontecer em 2008.
                                              Yatter Wan -Tomy Takara, 2008












Sem comentários:

Enviar um comentário